História da Escravidão em Alagoas: conceitos, instituições, dinâmicas sociais, econômicas e culturais séculos XVIII e XIX (1750-1889)

O projeto História da Escravidão em Alagoas: conceitos, instituições, dinâmicas sociais, econômicas e culturais séculos XVIII e XIX (1750-1889) tem como objetivo principal ampliar a historiografia da escravidão e sobre Alagoas no período abordado, mostrando as relações sociais construídas a partir do cotidiano vivido nas principais vilas e povoações existentes na região. Um estudo que será moldado pela abordagem da História Social, que nos fornece as bases para construção e narrativa histórica. O marco temporal compreende épocas de transformações nas relações existentes entre a América portuguesa e a sua metrópole em Portugal, seguidas da presença da Família Real, a emancipação política de Pernambuco, o processo de independência até a queda do regime monárquico. Em todos estes momentos foram as relações entre a população local, o Estado e a Igreja Católica que estiveram movimentando a engrenagem social e cultural, numa troca reciproca de influências. A documentação que pretendemos analisar a partir da aprovação desde projeto poderá mostrar a tessitura destas relações, na verdade fragmentos delas irão ganhar vida através da narrativa historiográfica. Com isso estaremos conhecendo um pouco do passado que fez parte da antiga Comarca e depois Província das Alagoas. Buscamos entender o papel da Escravidão e compreender suas relações com as transformações sociais, culturais e econômicas em Alagoas entre 1750 e 1889, a partir da análise de fontes eclesiásticas (batismos, casamentos, óbitos, processos de banhos, ordenações de padres), jornais, viajantes, testamentos, inventários, Arquivo Histórico Ultramarino. Todos aliados a historiografia local e especializada sobre os temas que iremos abordar.

Situação: Em andamento

Coordenador: Gian Carlo de Melo Silva

Estudantes: Tatiane Azevedo de Lima, Thais Noan Silva, Givaldo Afonso da Silva, Oseas Batista Figueira Junior, Altina Maria Rodrigues de Farias, Fabianne Nayra Santos Alves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s